Matéria do Estado de Minas sobre o concerto de 30-05-2012

0 comentários


Uma oportunidade  incomum de conferir as tendências da música celta contemporânea pode ser vista nesta quinta às 19h30, no Museu Histórico Abílio Barreto, com o concerto para harpa e voz do duo Celtic Songs. O espetáculo integra a programação do festival internacional dedicado ao instrumento promovido pelo projeto carioca Música no Museu, que selecionou essa récita para marcar presença em solo mineiro. 

Formado pela soprano Helen Isolani e pela harpista Cecília Pacheco, o duo mostrará ao público o universo das composições celtas contemporâneas, com arranjos e direção musical de Robério Molinari. O repertório abrange peças tradicionais da Irlanda, Escócia, Inglaterra e do País de Gales. Elas serão interpretadas pelo duo brasileiro, que existe há cinco anos, dedicando-se ao estudo da música tradicional dos países celtas, onde a harpa foi inventada. 

“Optamos por trazer esse universo para o público porque é um repertório que, normalmente, as pessoas não conhecem. O harpista naquela cultura é muito importante”, conta Cecília. Na apresentação, o forte serão os arranjos. “Fizemos um trabalho que deverá impressionar. Foram feitos para levar as pessoas a uma imersão naquele universo”, adianta. Além das composições, durante o recital haverá declamação de poemas. 

O concerto será uma boa ocasião para se ter contato com a harpa, instrumento com poucos seguidores entre os instrumentistas, mas nem por isso menos instigante. A relação de Cecília Pacheco com a harpa vem de infância, quando, depois de estudar piano, resolveu, aos 8 anos, que queria mudar de instrumento. “Minha mãe até tentou me convencer a manter os estudos de piano, mas não deu. Brinco que o instrumento me escolheu. O difícil é tocar bem, pois exige muito domínio técnico das mãos e dos pés, além de ser também um instrumento caro.” As características só tornam mais raros os seus seguidores. “Hoje existe um mercado aberto, pois há poucos músicos na área e os que temos atuam em orquestras, trabalhos autorais e músicas de câmara”, completa.
Música no Museu
Concerto para harpa e voz com o duo Celtic Songs. Hoje, 19h30, no Museu Histórico Abílio Barreto (Av. Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim).  A entrada é gratuita sujeita à lotação de 100 lugares do auditório. Informações: (31) 3277-8668.  






http://www.divirta-se.uai.com.br/html/sessao_11/2012/05/30/ficha_teatro/id_sessao=11&id_noticia=53679/ficha_teatro.shtml